terça-feira, 28 de julho de 2009

Você é um profissional do futuro?

Ser um profissional do futuro é o grande desafio e a grande oportunidade no mundo digital. Segundo Bill Gates, "em dez anos, o mundo dos negócios mudará mais rápido do que mudou nos últimos cinquenta anos". Isso requer mudanças radicais no perfil dos profissionais para que permaneçam no mercado de trabalho.

Mas o que é ser um profissional do futuro? Apesar das inúmeras receitas do mercado, a verdade é que não há fórmulas que garantam o sucesso. Há caminhos que podem ser seguidos. No entanto, o que encontrar ao fim de cada trilha, vai depender da essência de cada um: vontade, perseverança, lealdade, ética, espiritualidade, conhecimento, praticidade, criatividade e bom senso são um bom começo. Mas não é tudo.

A conexão ao mundo digital é a expressão-chave para designar o profissional do futuro. Lidar bem com as ferramentas de comunicação através da Rede, saber usá-las em benefício da empresa e de seu auto-desenvolvimento significa estar à frente da concorrência.

O profissional do futuro é um visionário. E a grande diferença entre profissionais comuns e os visionários está na capacidade destes de enxergarem que podem seguir além do horizonte. A partir dessa visão, eles constróem o seu caminho passo a passo, administrando as interferências, mudando a rota, mudando de empresam, mudando de sonhos, mas sem nunca perder a essência do que um dia vislumbraram e acreditaram. Eles enxergam oportunidades em situações adversas. Assumem seus erros e, com isso, aprendem mais rápido que os demais.

Ousadia é outra marca do futuro desses profissionais, que devem ter reflexos rápidos às situações, agindo como se a empresa fosse sua. Os profissionais do futuro não têm medo do desconhecido ou do novo. Pelo contrário, isso os instiga a ir além dos seus limites. Valorizam a natureza, preocupam-se com o seu ambiente familiar e social, além do profissional. Trabalham muito, mas não deixam de viver qualitativamente.

Se você ainda não é um profissional do futuro, corra atrás do tempo perdido e aprenda a reaprender. Acredite em seu potencial e encontre o seu caminho!.
É t i c a
P r o f i s s i o n a l

A ética é formada por um conjunto de valores morais, e o homem por sua vez é orientado por estes valores; por este motivo, pode ter várias visões em diferentes segmentos, pois depende da criação de cada indivíduo e do seu equilíbrio mental.

Esses valores morais são implantados no homem desde a sua infância. O homem, na sua fase adulta, terá seu “livro de ética” formado, podendo sofrer alterações conforme a sua evolução, não somente social mas também
cultural e espiritual.

Antes de falarmos sobre a ética profissional, é muito importante que se compreenda que tanto a ética que rege o
homem, como a que o faz crescer e sobressair-se profissionalmente, está ligada diretamente à ética que lhe foi
“implantada”' na infância.

Esses valores éticos seriam: moralidade, religião, honestidade, idade, sexo, cor, etc. Dentre tantos valores éticos, ainda podemos ressaltar os valores que são construtivos e os que são destrutivos. São essas duas classificações as responsáveis pela nossa aceitação ou rejeição sociais. Sendo mais clara: é através dos valores construtivos e destrutivos que formamos a nossa consciência moral, a qual por sua vez nos dá suporte para avaliarmos o que é o bem e o que é o mal, ou o que é certo ou errado.

Dentro da ética profissional devemos nos avaliar e verificar os nossos conceitos, e então detectar as nossas falhas.
Pode parecer piegas, mas se o homem que se acomodar diante da evolução comportamental, ele em breve estará perdendo as suas raízes sociais mais dignas. Não estou falando em mudanças de valores, mas sim da preservação e até mesmo do resgate dos antigos valores morais e religiosos.

Num passado não muito distante, encontrávamos pessoas de nossas relações que nos ensinavam como base
educacional social o respeito e os princípios de honestidade e lealdade.

Autor desconhecido